Eventos 2009

Chá Gordo de Natal

Versão para impressão

VII Grande Capítulo da Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa

Versão para impressão

Arouca, 1 de Dezembro de 2009

Representação da Confraria da Gastronomia Macaense no VII Grande Capítulo da Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa

VII Congresso do Conselho Europeu de Confrarias

Versão para impressão

Nos dias 6, 7 e 8 de Novembro de 2009, celebrou-se em Espanha, Cambados, Galiza, o VII Congresso do CEUCO, Conselho Europeu de Confrarias, onde se apostou no título “ Os produtos do mar e os vinhos na cozinha tradicional”, e os “Alimentos ecológicos, fonte de saúde”.

Estiveram presentes oito países, Portugal, Espanha, Itália, França Grécia, Hungria, Estónia e Bélgica, representados por 94 confrarias e mais de 500 confrades que promoveram os seus produtos e estabeleceram laços de amizade e de união.

Foi celebrada missa Xacobea, na Catedral de Santiago de Compostela, pelo Arcebispo da cidade, que abençoou todas as Confrarias, enumerando-as, não esquecendo a Confraria Gastronómica Macaense, que esteve presente neste evento, como observadora, a convite da Confraria Gastronómica do Algarve.

A doçaria, os produtos regionais, os vinhos, bem como gastronomia tradicional de Norte a Sul de Portugal, foram dados a conhecer às Confrarias Europeias, pretendendo assim notabilizar Portugal. Os participantes dos outros países também mostraram os seus tesouros gastronómicos, reforçando a imagem de que as Confrarias são como “guardiões” do como fazer.

Visita das delegações do Lusitano Club da Califórnia e da Casa de Macau da Austrália

Versão para impressão

25 de Outubro de 2009

A Direcção da Casa de Macau recebeu no passado dia 25 de Outubro, as comitivas do Lusitano Club da Califórnia, e da Casa de Macau da Austrália, que se deslocaram em visita a Portugal. Depois de passagens pelo Porto, Fátima, Batalha, Sintra, Cascais, Évora e Algarve, terminaram a sua digressão de 10 dias em Lisboa, na Casa de Macau, onde lhes foi oferecido um almoço de comida macaense.

Puderam os membros das comitivas matar saudades de pratos típicos da terra, como o apabico, os chilicotes, chá siu, chau min, lacassá, batatada, bebinca de leite e tai choi kou, entre outros, que foram sobejamente apreciados, e profusamente elogiados.

Foi proporcionado um alegre momento de convívio, aproveitado também para comemorar o aniversário de Maria Roliz, líder da comitiva da Califórnia.

Foram proferidas palavras de boas vindas pelo Presidente da Casa de Macau, Gustavo de Senna Fernandes, e respectivos agradecimentos, apresentados por Maria Roliz, seguindo-se uma troca de lembranças.

Fizeram parte da comitiva do Lusitano Club da Califórnia Hunter Choi, Yvonne Britto Clingerman, Tila Sequeira Danenberg, Orlanda Da Costa, Anita Fernandes, Loretta Azedo Jordan, Paul Leung, Susana Leung, Serena Lo, Yikang Lo, Adelaide Baptista Loo, Geraldine Piglowski, Maria Roliz, Robert Roliz, Barbara Vas, Bernie Vas, Yvonne Wimmleitner, Gordon Yoshida e Virginia Ribeiro Yoshida.

Da Casa de Macau da Austrália vieram Marcus Gutierrez, Sylvia Gutierrez, Mariazinha Callaghan, James Callaghan, Mark Callaghan, Gerard Ozorio, Debbie de Sousa, Cezar Coleho, Carmen O'Brien, Michael O'Brien, Filomena dos Santos e Natalino Jorge.

A Direcção da Casa de Macau expressa o seu regozijo pela oportunidade de receber estas delegações, pelo significado que tal iniciativa representa no estreitamento das relações entre as diversas Casas de Macau.

V Grande Capítulo da Confraria Gastronómica "Gastrónomos dos Açores"

Versão para impressão

Ponta Delgada, 2 a 6 de Outubro de 2009

Representação da Confraria da Gastronomia Macaense no V Grande Capítulo da Confraria Gastronómica "Gastrónomos dos Açores"

Qui Nova?!...

COMEMORAÇÃO DO DIA DA CASA DE MACAU

Realizou-se no passado dia 24 de Junho a comemoração do Dia de Macau e da Casa de Macau, com a presença de cerca de 90 participantes, entre os quais, como é habitual, se encontrava um grupo de 10 bolseiros da RAEM, especialmente   convidados pela Direcção da Casa de Macau.

O evento teve início às 17h00 com a celebração da Missa pelo Senhor Padre José Alves, seguindo-se a  inauguração da exposição de fotografia dos alunos do Curso de Iniciação da Casa de Macau e, ainda, uma exibição do grupo de dança da Associação de Arte de Dança Luso-Chinesa de Macau.

 

Ler mais...