Eventos 2011

Lançamento do livro "Há Biscoitos no Armário”, Jorge Pinheiro

Versão para impressão
Terá lugar na Casa de Macau no próximo dia 22 de Outubro, a comemoração do 90º aniversário da Professora Maria Manuel Machado.
Nascida em 1921, casada com um Oficial do Exército, José Luís de Azevedo Ferreira Machado, a Prof.ª Maria Manuel Pereira Sanches Pimenta de Castro Machado desenvolveu toda a sua carreira profissional como professora de francês, tendo leccionado em três continentes: na Europa (Lisboa), em África (Luanda) e na Ásia (Macau).
A estadia em Macau ocorreu em dois períodos, primeiro entre 1954 e 1960, e depois entre 1967 e 1973, acompanhando o mari-do nas suas comissões de serviço.
Ensinou no antigo Liceu Nacional Infante D. Henrique e na Escola Comercial, para além de ter dado explicações a inúmeros jovens macaenses de diversas gerações, tendo ficado conhecida por “MADAME”, nome pelo qual ela própria gostava de ser tratada pelos seus alunos, e que ainda hoje muitos carinhosamente mantêm.
As suas qualidades humanas e pedagógicas granjearam-lhe profunda admiração e respeito de todos quantos tiveram a felicidade de a ter como Mestra, continuando até hoje a receber inúmeras provas de amizade dos seus antigos alunos.
É Mãe de quatro filhos, a Isabel, o Manuel, a Margarida e o Luís. Este último, nascido em Macau e onde praticamente sempre residiu, veio reforçar ainda mais a profunda ligação, quer afectiva, quer profissional, à Cidade do Nome de Deus.
A comemoração do aniversário incluirá o lançamento do livro biográfico “Há Biscoitos no Armário”, da autoria de Jorge Pinheiro, segundo encomenda dos filhos da Aniversariante, sendo convidados a participar na apresentação, e partilha dos “biscoitinhos”, todos os familiares, amigos e antigos alunos, desta forma se associando à homenagem prestada à Mãe, Amiga e Professora de francês.

No passado dia 22 de Outubro teve lugar na Casa de Macau, a comemoração do 90º aniversário da Professora Maria Manuel Machado. Nascida em 1921, casada com um Oficial do Exército, José Luís de Azevedo Ferreira Machado, a Prof.ª Maria Manuel Pereira Sanches Pimenta de Castro Machado desenvolveu toda a sua carreira profissional como professora de francês, tendo leccionado em três continentes: na Europa (Lisboa), em África (Luanda) e na Ásia (Macau).A estadia em Macau ocorreu em dois períodos, primeiro entre 1954 e 1960, e depois entre 1967 e 1973, acompanhando o marido nas suas comissões de serviço.

Assembleia Geral

Versão para impressão

Lisboa, 30 de Março de 2011

A Assembleia Geral reuniu nas instalações da Avenida Gago Coutinho para uma sessão extraordinária  às 18.30h e uma sessão ordinária às 19.30h.

A ordem de trabalhos na Assembleia Geral Extraordinária foi a seguinte:

  • Recomposição da Direcção na sequência da resignação do Presidente Gustavo de Senna Fernandes
  • Discussão de outros assuntos de interesse.

 

E na Assembleia Geral Ordinária foi a seguinte ordem de trabalhos:

  • Apreciação e votação do Relatório de Contas referente ao exercício do ano de 2010.

Chá Gordo da Páscoa 2011

Versão para impressão

O tradicional Chá-Gordo da Páscoa realizou-se no dia 16 de Abril de 2011, nas instalações da Av. Almirante Gago Coutinho, n.º 142, em Lisboa.

A nossa festa foi também aberta a todos os amigos de Macau, que quiseram celebrar a Páscoa com um sabor Macaense. No início do evento, o Coro Mo Li Hua brindou os presentes com alguns temas do seu repertório. Seguiu-se o Chá Gordo, acompanhado de um animado convívio entre os nossos associados, seus familiares e amigos de Macau. 

 

Lançamento do livro "Macau nos Anos da Revolução Portuguesa, 1974-79", Garcia Leandro

Versão para impressão

No passado dia 10 de Março teve lugar, no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, o lançamento da obra "Macau nos Anos da Revolução Portuguesa, 1974-1979" de Garcia Leandro.

O evento foi presidido pelo General Ramalho Eanes, tendo a apresentação do livro sido feita pelo Dr. Almeida Santos. Seguiu-se uma sessão de autógrafos e um beberete.

A obra em causa foca um período conturbado da história de Portugal e de Macau, o qual constitui, nas palavras do autor, um "registo histórico"  que se sentia na obrigação de deixar para as gerações vindouras.gleandro_asantos_reanes_gvalente

Da esquerda para a direita: General Garcia Leandro, Dr. Almeida Santos, General Ramalho Eanes e Dr. Guilherme Valente, da Editora Gradiva

Almoço de Ano Novo Chinês - Ano do Coelho

Versão para impressão

A Casa de Macau celebrou a chegada do Ano do Coelho com um almoço convívio, de ementa chinesa, como habitualmente. Foi no dia 5 de Fevereiro, no Restaurante Mandarim, no Casino Estoril. Sócios, seus familiares e amigos reuniram-se mais uma vez para saudar o Novo Ano, que promete ser mais pacífico e rico em acontecimentos positivos do que o anterior.

Qui Nova?!...

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
Convocatória

Nos termos da alínea b) do ponto 3 do artigo 9º dos Estatutos da Casa de Macau, conjugados com a alínea a) do artigo 11º do Regulamento Geral, convoco a Assembleia Geral Ordinária, para reunir, nas instalações da Av. Almirante Gago Coutinho, nº 142, em Lisboa, pelas 17H30 do dia 30 de Novembro de 2017, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

§ Único – Apreciação e votação do Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2018.

Não se verificando o quórum necessário nos termos do disposto no nº 3 do artigo 9º do Regulamento Geral, a Assembleia Geral Ordinária reunirá, em segunda convocatória, às 18H00, com qualquer número de sócios.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Vítor Serra de Almeida

Lisboa, 02 de Outubro de 2017.

Ler mais...