Eventos 2011

Lançamento do livro "Há Biscoitos no Armário”, Jorge Pinheiro

Versão para impressão
Terá lugar na Casa de Macau no próximo dia 22 de Outubro, a comemoração do 90º aniversário da Professora Maria Manuel Machado.
Nascida em 1921, casada com um Oficial do Exército, José Luís de Azevedo Ferreira Machado, a Prof.ª Maria Manuel Pereira Sanches Pimenta de Castro Machado desenvolveu toda a sua carreira profissional como professora de francês, tendo leccionado em três continentes: na Europa (Lisboa), em África (Luanda) e na Ásia (Macau).
A estadia em Macau ocorreu em dois períodos, primeiro entre 1954 e 1960, e depois entre 1967 e 1973, acompanhando o mari-do nas suas comissões de serviço.
Ensinou no antigo Liceu Nacional Infante D. Henrique e na Escola Comercial, para além de ter dado explicações a inúmeros jovens macaenses de diversas gerações, tendo ficado conhecida por “MADAME”, nome pelo qual ela própria gostava de ser tratada pelos seus alunos, e que ainda hoje muitos carinhosamente mantêm.
As suas qualidades humanas e pedagógicas granjearam-lhe profunda admiração e respeito de todos quantos tiveram a felicidade de a ter como Mestra, continuando até hoje a receber inúmeras provas de amizade dos seus antigos alunos.
É Mãe de quatro filhos, a Isabel, o Manuel, a Margarida e o Luís. Este último, nascido em Macau e onde praticamente sempre residiu, veio reforçar ainda mais a profunda ligação, quer afectiva, quer profissional, à Cidade do Nome de Deus.
A comemoração do aniversário incluirá o lançamento do livro biográfico “Há Biscoitos no Armário”, da autoria de Jorge Pinheiro, segundo encomenda dos filhos da Aniversariante, sendo convidados a participar na apresentação, e partilha dos “biscoitinhos”, todos os familiares, amigos e antigos alunos, desta forma se associando à homenagem prestada à Mãe, Amiga e Professora de francês.

No passado dia 22 de Outubro teve lugar na Casa de Macau, a comemoração do 90º aniversário da Professora Maria Manuel Machado. Nascida em 1921, casada com um Oficial do Exército, José Luís de Azevedo Ferreira Machado, a Prof.ª Maria Manuel Pereira Sanches Pimenta de Castro Machado desenvolveu toda a sua carreira profissional como professora de francês, tendo leccionado em três continentes: na Europa (Lisboa), em África (Luanda) e na Ásia (Macau).A estadia em Macau ocorreu em dois períodos, primeiro entre 1954 e 1960, e depois entre 1967 e 1973, acompanhando o marido nas suas comissões de serviço.

Assembleia Geral

Versão para impressão

Lisboa, 30 de Março de 2011

A Assembleia Geral reuniu nas instalações da Avenida Gago Coutinho para uma sessão extraordinária  às 18.30h e uma sessão ordinária às 19.30h.

A ordem de trabalhos na Assembleia Geral Extraordinária foi a seguinte:

  • Recomposição da Direcção na sequência da resignação do Presidente Gustavo de Senna Fernandes
  • Discussão de outros assuntos de interesse.

 

E na Assembleia Geral Ordinária foi a seguinte ordem de trabalhos:

  • Apreciação e votação do Relatório de Contas referente ao exercício do ano de 2010.

Chá Gordo da Páscoa 2011

Versão para impressão

O tradicional Chá-Gordo da Páscoa realizou-se no dia 16 de Abril de 2011, nas instalações da Av. Almirante Gago Coutinho, n.º 142, em Lisboa.

A nossa festa foi também aberta a todos os amigos de Macau, que quiseram celebrar a Páscoa com um sabor Macaense. No início do evento, o Coro Mo Li Hua brindou os presentes com alguns temas do seu repertório. Seguiu-se o Chá Gordo, acompanhado de um animado convívio entre os nossos associados, seus familiares e amigos de Macau. 

 

Lançamento do livro "Macau nos Anos da Revolução Portuguesa, 1974-79", Garcia Leandro

Versão para impressão

No passado dia 10 de Março teve lugar, no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, o lançamento da obra "Macau nos Anos da Revolução Portuguesa, 1974-1979" de Garcia Leandro.

O evento foi presidido pelo General Ramalho Eanes, tendo a apresentação do livro sido feita pelo Dr. Almeida Santos. Seguiu-se uma sessão de autógrafos e um beberete.

A obra em causa foca um período conturbado da história de Portugal e de Macau, o qual constitui, nas palavras do autor, um "registo histórico"  que se sentia na obrigação de deixar para as gerações vindouras.gleandro_asantos_reanes_gvalente

Da esquerda para a direita: General Garcia Leandro, Dr. Almeida Santos, General Ramalho Eanes e Dr. Guilherme Valente, da Editora Gradiva

Almoço de Ano Novo Chinês - Ano do Coelho

Versão para impressão

A Casa de Macau celebrou a chegada do Ano do Coelho com um almoço convívio, de ementa chinesa, como habitualmente. Foi no dia 5 de Fevereiro, no Restaurante Mandarim, no Casino Estoril. Sócios, seus familiares e amigos reuniram-se mais uma vez para saudar o Novo Ano, que promete ser mais pacífico e rico em acontecimentos positivos do que o anterior.

Qui Nova?!...

INFORMAÇÃO GERAL AOS SÓCIOS

Dado que, até ao prazo limite indicado para apresentação de listas candidatas aos Órgãos Sociais da nossa Casa, não foi recebida qualquer candidatura, fica sem efeito o Acto Eleitoral previsto para o próximo dia 16 de  Dezembro de 2017.
Assim, a solução que vier a ser encontrada, no quadro dos nossos Estatutos e Regulamentos, será comunicada aos nossos associados pelos meios de informação habituais.
Apela-se, novamente, aos sócios, para uma participação activa e interessada nos assuntos da nossa Casa e, assim, constituírem listas para a sua gestão.
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral Eleitoral
Vítor Serra de Almeida

Lisboa, 17 de Novembro de 2017.

 

Ler mais...