Eventos 2012

Chá-Gordo de Natal 2012

Versão para impressão

Decorreu no passado dia 15 de Dezembro o tradicional Chá-Gordo de Natal, que reuniu cerca de uma centena de convivas, entre Sócios, familiares, amigos da Casa de Macau, e ainda um grupo de bolseiros, licenciados em Direito, que estão entre nós a estudar português.

Em ambiente de grande alegria, o convívio decorreu acompanhado de saborosas iguarias das cozinhas macaense e cantonense, como o tradicional minchi, a capela, o caril de peixe, o apabico, os chilicotes, o chü cheong fan, o chá siu pao, o frango com presunto e cogumelos chineses, a massa de arroz com gambas, o arroz frito com porco assado e gambas, a “batatada” e o tai choi de côco.

Por entre os presentes foi sorteado um delicioso cabaz de Natal, composto por chá verde com hortelã, pêssegos em calda, frutos secos, azeite com orégãos, vinho tinto, presunto, bolachas sortidas, broa castelar, queijo de Serpa, doce de abóbora com amêndoa e chocolate belga, tendo a feliz contemplada sido a nossa Associada Maria Cristina Antunes Faria, a quem endereçamos os nossos parabéns.

Paralelamente ao Chá-Gordo, decorreu a “Macau Memorabilia”, uma interessante e original iniciativa do nosso Associado João Botas, apoiada pela Casa de Macau, e onde se pôde comprar, vender e trocar objectos de coleccionismo relacionados com Macau: postais, caixas de fósforos, livros, cartões de telefone, pacotes de açúcar, pequenas peças de porcelana, etc.

Assembleia Geral Ordinária Novembro 2012

Versão para impressão

No dia 22 de Novembro de 2012, pelas 19h00, reuniu, na Casa de Macau,em segunda convocatória, mais uma Assembleia Geral Ordinária. A Ordem de Trabalhos foi a seguinte:

§ Único - Apreciação e votação do Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2013.

Magusto na Casa de Macau

Versão para impressão

No passado dia 10 de Novembro de 2012, a Casa de Macau celebrou o S. Martinho, realizando o tradicional Magusto.

Este ano promovemos um Encontro de Paladares, convidando algumas Confrarias Gastronómicas, no âmbito dos acordos e relações existentes com a Confraria da Gastronomia Macaense, a vir à Casa de Macau mostrar os seus produtos tradicionais.

Corresponderam ao convite as Confrarias do Algarve, do Alentejo, do Ribatejo, do Vinho de Carcavelos, do Leitão da Bairrada e do Bacalhau, que juntaram os seus petiscos à tradicional culinária macaense, e outros pratos de comida cantonense.

Os presentes puderam desfrutar de sabores tão diversos como o galo guisado do Algarve, o cação de coentrada do Alentejo e o leitão da Bairrada. Para além de apabico, chá siu pao, chü cheong fan, arroz frito com porco assado e gambas, e massa de arroz com gambas. E ainda, naturalmente, de um delicioso minchi, capela, porco bafassá e bebinca de nabo.

As sobremesas não foram menos variadas, desde os “amorzinhos da Curia”, aos Dom Rodrigo, passando pelas bolinhas com doce de amendoim, bolo batatada e camalenga.

Tudo devidamente acompanhado pelos vinhos regionais trazidos pelas respectivas Confrarias.

E no fim, cumprindo a tradição, foram servidas castanhas assadas e água-pé.

Foi um Encontro muito concorrido, que contou com a presença de cerca de 160 pessoas, entre sócios da Casa de Macau e seus familiares, amigos de Macau, e confrades das diferentes Confrarias presentes. Este número incluiu ainda um grupo de 11 bolseiros da Fundação Tong Chai, que estão entre nós a estudar português.

Foi uma festa muito animada e muito participada, constituindo um muito agradável momento de convívio.

Comemoração do Dia da Casa de Macau - 23 de Junho

Versão para impressão

A festa comemorativa do Dia da Casa de Macau teve lugar no passado dia 23 de Junho no Centro Científico e Cultural de Macau,  em Lisboa, numa organização conjunta da Casa de Macau, Centro Científico e Cultural de Macau, e Fundação Casa de Macau.

Os participantes tiveram oportunidade de fazer uma visita guiada ao Museu de Macau, ouvir as actuações da cantora Cao Bei e do Coro Mo Li Hua. Para finalizar em beleza, realizou-se o tradicional Chá-Gordo, com as muito apreciadas iguarias da cozinha macaense.

 

II Encontro da Comunidade Juvenil Macaense

Versão para impressão

O II Encontro da Comunidade Juvenil Macaense decorreu em Macau, de 08 a 14 de Abril de 2012.

Para ver as reportagens do Jornal Tribuna de Macau sobre o Encontro clique nos links abaixo:

JTM 10/04/2012

JTM 11/04/2012

JTM 12/04/2012

JTM 16/04/2012

A Casa de Macau atribui a este Encontro a maior importância, dada a relevância de que se reveste para o futuro das diferentes Casas.

A organização do Encontro ofereceu a viagem e estadia a 3 representantes de cada Casa, tendo a selecção dos 3 representantes da Casa de Macau sido feita por sorteio realizado no passado dia 23-01-2012.

Os seleccionados foram os seguintes: António Pedro da Cruz de Carvalho RêgoAna Cristina Rodrigues Guerreiro Lourenço e Ana Margarida de Castro Sanches.

Fez também parte da nossa representação o Jovem Noel Alexandre do Rosário Cardoso.

Para ler o artigo completo clique aqui

Qui Nova?!...

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
Convocatória

Nos termos da alínea b) do ponto 3 do artigo 9º dos Estatutos da Casa de Macau, conjugados com a alínea a) do artigo 11º do Regulamento Geral, convoco a Assembleia Geral Ordinária, para reunir, nas instalações da Av. Almirante Gago Coutinho, nº 142, em Lisboa, pelas 17H30 do dia 30 de Novembro de 2017, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

§ Único – Apreciação e votação do Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2018.

Não se verificando o quórum necessário nos termos do disposto no nº 3 do artigo 9º do Regulamento Geral, a Assembleia Geral Ordinária reunirá, em segunda convocatória, às 18H00, com qualquer número de sócios.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Vítor Serra de Almeida

Lisboa, 02 de Outubro de 2017.

Ler mais...