Notícias de Macau

Versão para impressão

Maio de 2011

Inauguração do Centro Cultural de Macau na Califórnia

No dia 7 de Maio de 2011 foi inaugurado o Centro Cultural de Macau em Freemont, Califórnia, numa iniciativa conjunta da Casa de Macau USA, Inc., a União Macaense Americana e o Lusitano Club of California.

Para ver a notícia do Jornal Tribuna de Macau clique aqui

Abril de 2011

Confraria da Gastronomia Macaense recebe prémio na Grande Gala da Confraria dos Gastrónomos do Algarve

A Confraria dos Gastrónomos do Algarve distinguiu a Confraria da Gastronomia Macaense com o prémio "Confraternitas", durante a Grande Gala que teve lugar no dia 30 de Abril de 2011, no Casino da Praia da Rocha, em Portimão.

Para ver a notícia do Jornal Tribuna de Macau clique aqui

 

Estado Português condecora o Sr. Dr. Edmundo Ho e a Srª Drª Rita Santos

O Estado Português condecorou o Sr. Dr. Edmund Ho, primeiro Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, reconhecendo o importante papel desempenhado no processo de transição da soberania de Macau e na criação da RAEM, bem como o enorme e valioso contributo prestado ao desenvolvimento do território.

Igualmente agraciou a Srª Drª Rita Santos, Secretária-Geral Adjunta e Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) com o título de Comendadora da Ordem de Mérito.

Tratando-se de dois grandes amigos da Casa de Macau, esta não pode deixar de se congratular pelas distinções concedidas.

A diáspora Macaense, da qual a Casa de Macau em Portugal  faz parte integrante, tem bem presente o apoio e a atenção que o Dr. Edmund Ho sempre soube dedicar-lhe. Nomeadamente, a realização dos Encontros das Comunidades Macaenses, durante todo o seu consulado, são o testemunho evidente dessa realidade.

Manifestando o seu regozijo, a Casa de Macau mandou publicar anúncios de felicitações no Jornal Tribuna de Macau, nos dias 2 e 6 de Abril, respectivamente.

anuncio_jtm_02-04-11_dr_edmundo_ho7

anuncio_jtm_06-04-11_dra_rita_santos3

 

Janeiro de 2011

ADM e Confraria da Gastronomia Macaense assinam protocolo de cooperação para preservar e divulgar a gastronomia macaense

 

jtm-28-01-11

"Jornal Tribuna de Macau", 28 de Janeiro de 2011

Outubro de 2010

O escritor macaense Henrique de Senna Fernandes faleceu na madrugada do dia 4 de Outubro de 2010 em Macau, a dez dias de completar 87 anos. O Hoje Macau marcou a data com um suplemento de homenagem ao homem que deixa uma grande saudade – e uma grande marca – em todos os macaenses.

Para ver o artigo completo do Jornal Hoje Macau, clique no link: http://hojemacau.com.mo/?page_id=3297

 

Agosto de 2010

pavilhao-de-macau-xangai-2010

 

Prémio para o Pavilhão de Macau

 

“O Pavilhão de Macau na Exposição Mundial de Xangai foi distinguido com o prémio Red Dot Award: Communication Design 2010, pela concepção do seu interior.

Esta distinção (...) criada por uma associação famosa de design Alemã, conta já com mais de 50 anos de história, constituindo um dos mais prestigiados galardões internacionais no sector.
O prémio tem três categorias: produtos, comunicação e projecto.  O Coelho de Jade foi premiado na área da comunicação. O design do interior do Pavilhão de Macau foi laureado como ideia inovadora, e uma excelente correspondência entre o interior e mensagens do espaço que visa dar a conhecer uma imagem global da Região Administrativa Especial.”

 

 

ADM com nova direcção

 “A Associação dos Macaenses viu em Agosto a nova direcção tomar posse, com um discurso claro de aposta nas gerações mais jovens e na transferência para uma sede maior. Miguel de Senna Fernandes continua presidente da ADM, sendo secundado por Margarida Leão Estorninho e Isabel Duque como vices. Ambrose Sou é o presidente da Assembleia Geral. Uma das estratégias para atrair jovens é apostar no desporto, nomeadamente com a hipótese de criar uma equipa própria de futebol.

No sector cultural, a elevação do Patuá a Património Intangível da Humanidade também continua a ser um projecto prioritário.”

in "Revista Macau", Setembro 2010

Julho de 2010

Falar melhor Português

"Já é o tradicional mês de Português na Universidade de Macau (UM). Desta feita, Julho trouxe à UM 300 pessoas de várias origens na Ásia e que, com o futuro pensado, quem sabe, num país lusófono, quiseram vir à RAEM aperfeiçoar o domínio da língua e cultura.

Para a organização, o objectivo foi também o de apresentar Macau como uma cidade pequena, mas com coração grande. Tudo através de uma língua continental que, como sublinhou o cônsul-geral de Portugal em Macau, é história, comércio, futuro e também prazer."

 

Cheong U garante apoio à EPM

"O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U, garantiu que o Governo da RAEM vai continuar a apoiar o desenvolvimento da Escola Portuguesa de Macau, pedindo a pais e encarregados de educação que não se preocupem com o futuro daquela instituição de ensino. Em entrevista à Rádio Macau, o secretário deixou clara esta promessa: o Governo da RAEM vai dar apoio financeiro possível mas não vai intervir na gestão e administração da escola, afirmou, deixando antever que o financiamento vai acontecer através da atribuição de subsídios. Cheong U afirmou que pretende clarificar o papel do Ministério da Educação português, por isso, irá falar com o cônsul de Portugal em Macau e responsáveis da Fundação EPM."

in "Revista Macau", Setembro 2010

 

Dezembro de 2009

 Arrancam as obras na Ponte Hong Kong-Macau-Zhuhai

"A primeira pedra da travessia que vai ligar as duas regiões administrativas especiais e Zhuhai foi lançada nesta cidade. As obras da ponte Hong Kong-Macau-Zhuhai tiveram início com uma cerimónia em que estiveram presentes os chefes dos executivos das duas regiões administrativas especiais, o vice-primeiro-ministro Li Keqiang e outros dirigentes das três partes envolvidas. A ponte, com cerca de 50 quilómetros, será a maior travessia do mundo sobre o mar. As obras deverão estar concluídas em 2016. Os trabalhos começaram com a construção de uma das quatro ilhas artificiais que vão servir de ligação à travessia."

in "Revista Macau", Março 2010

Qui Nova?!...

INFORMAÇÃO GERAL AOS SÓCIOS

Dado que, até ao prazo limite indicado para apresentação de listas candidatas aos Órgãos Sociais da nossa Casa, não foi recebida qualquer candidatura, fica sem efeito o Acto Eleitoral previsto para o próximo dia 16 de  Dezembro de 2017.
Assim, a solução que vier a ser encontrada, no quadro dos nossos Estatutos e Regulamentos, será comunicada aos nossos associados pelos meios de informação habituais.
Apela-se, novamente, aos sócios, para uma participação activa e interessada nos assuntos da nossa Casa e, assim, constituírem listas para a sua gestão.
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral Eleitoral
Vítor Serra de Almeida

Lisboa, 17 de Novembro de 2017.

 

Ler mais...